fbpx

As Diferenças entre Exame Psicotécnico e Avaliação Psicológica?

As Diferenças entre Exame Psicotécnico e Avaliação Psicológica?

Você saberia dizer quais as diferenças entre exame psicotécnico e avaliação psicológica? Então este texto foi feito para você! No Brasil muito se fala sobre Avaliação Psicológica e Exame Psicotécnico. São feitos para a Carteira Nacional de Habilitação, para Cirurgia Bariátrica, de Vasectomia, Laqueadura e até para posse ou porte de armas de fogo! Mas você saberia diferenciar?

Esta publicação tem caráter informativo, portanto, caso você esteja procurando atendimento psicológico, avaliação psicológica ou uma palestra, Clique Aqui. Você será então direcionado para entrar em contato com o profissional.

avalpsi
As diferenças entre Exame Psicotécnico e Avaliação Psicológica seria linguísticas apenas?

Muito se pergunta a respeito da maneira correta para nomear aquele processo, que é feito antes de um psicólogo emitir um Laudo ou Parecer Psicológico. Mas com certeza não é atoa, pois muitas vezes os termos são usados de maneira diferente em múltiplos lugares. Neste texto você poderá aprender mais sobre as possíveis diferenças e o nome mais apropriado para se dizer.

As Diferenças do Conceito: Psicotécnico vs Avaliação Psicológica

Quando consultamos sobre Psicodiagnóstico, descobrimos que “psicotécnico” trata-se de um processo que pressupõe a utilização de recursos para abordar os dados psicológicos de forma sistemática, através de métodos e técnicas orientados para a resolução do problema (Cunha, 1993).

Avaliação Psicológica | Psicólogo em São Paulo
As diferenças precisam partir do conceito. Mas você conhece o conceito de Avaliação Psicológica?

Então perceba a semelhança com o que é entendido por Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia:

[…] o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.

Exame (Psicotécnico) vs Avaliação (Psicológica)

Formulário de pesquisa ou exame, longa folha de papel com lista de ...
Você já parou para pensar em quais seriam as diferenças de Exame e Avaliação?

Podemos pensar que a diferença entre Exame e Avaliação encontra-se plenamente no objetivo. Entretanto o Exame observa o que acontece agora, já a Avaliação pode observar o que já aconteceu e também as probabilidades e/ou projeções futuras de acontecimento a partir do que se sabe até agora.

Exemplo de Avaliação Psicológica

Gun sales surge because of protests, pandemic – Times News Online
Muito se chama de exame psicotecnico ou avaliação psicológica. Mas quando se trata de conceder uma arma de fogo a alguém, a nomenclatura é a menor das diferenças!

Pensando numa Avaliação Psicológica para Porte de Arma, por exemplo, queremos saber se o estado psicológico do candidato hoje, é adequado ou não para o comportamento que se espera dele caso ele possua uma arma de fogo. E por mais que as definições entre Avaliação Psicotécnica e Avaliação Psicológica sejam bem semelhantes. Portanto o termo mais correto a se utilizar é Avaliação Psicológica, uma vez que é como o próprio Conselho Federal de Psicologia se refere ao processo. Mas não podemos esquecer das adaptações culturais! Sabendo que, em função da nomenclatura do Detran ser, predominantemente, “Psicotécnico”, ninguém irá te repreender por usar este termo tão arraigado em nossa cultura.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixe nos comentários.

E lembrem-se: Façam Análise, Façam Terapia!

E se você procura Atendimento Psicológico Clique Aqui.

Texto escrito pelo psicólogo Caio Cesar Rodrigues de Araujo CRP: 06/139621

Sobre o Autor

caiocesarpsi administrator

Caio Cesar Rodrigues de Araujo – Psicólogo – CRP SP/139621 ccesarpsi@gmail.com

1 comentário até agora

O Exame Psicológico/Psicotécnico para CR de Porte/Posse Armas – Caio cesar rodriguesPostado em9:34 pm - ago 6, 2020

[…] SE QUISER SABER MAIS SOBRE OS TERMOS “EXAME PSICOTÉCNICO” E “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA”, CONFIRA O TEXTO FEITO ESPECIALMENTE PARA ESTE ASSUNTO CLICANDO AQUI. […]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: