As Diferenças entre Exame Psicotécnico e Avaliação Psicológica?

Você saberia dizer quais as diferenças entre exame psicotécnico e avaliação psicológica? Então este texto foi feito para você! No Brasil muito se fala sobre Avaliação Psicológica e Exame Psicotécnico. São feitos para a Carteira Nacional de Habilitação, para Cirurgia Bariátrica, de Vasectomia, Laqueadura e até para posse ou porte de armas de fogo! Mas você saberia diferenciar?
Esta publicação tem caráter informativo, portanto, caso você esteja procurando atendimento psicológico, avaliação psicológica ou uma palestra, Clique Aqui. Você será então direcionado para entrar em contato com o profissional.

Muito se pergunta a respeito da maneira correta para nomear aquele processo, que é feito antes de um psicólogo emitir um Laudo ou Parecer Psicológico. Mas com certeza não é atoa, pois muitas vezes os termos são usados de maneira diferente em múltiplos lugares. Neste texto você poderá aprender mais sobre as possíveis diferenças e o nome mais apropriado para se dizer.
As Diferenças do Conceito: Psicotécnico vs Avaliação Psicológica
Quando consultamos sobre Psicodiagnóstico, descobrimos que “psicotécnico” trata-se de um processo que pressupõe a utilização de recursos para abordar os dados psicológicos de forma sistemática, através de métodos e técnicas orientados para a resolução do problema (Cunha, 1993).

Então perceba a semelhança com o que é entendido por Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia:
[…] o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos.
Exame (Psicotécnico) vs Avaliação (Psicológica)

Podemos pensar que a diferença entre Exame e Avaliação encontra-se plenamente no objetivo. Entretanto o Exame observa o que acontece agora, já a Avaliação pode observar o que já aconteceu e também as probabilidades e/ou projeções futuras de acontecimento a partir do que se sabe até agora.
Exemplo de Avaliação Psicológica
Pensando numa Avaliação Psicológica para Porte de Arma, por exemplo, queremos saber se o estado psicológico do candidato hoje, é adequado ou não para o comportamento que se espera dele caso ele possua uma arma de fogo. E por mais que as definições entre Avaliação Psicotécnica e Avaliação Psicológica sejam bem semelhantes. Portanto o termo mais correto a se utilizar é Avaliação Psicológica, uma vez que é como o próprio Conselho Federal de Psicologia se refere ao processo. Mas não podemos esquecer das adaptações culturais! Sabendo que, em função da nomenclatura do Detran ser, predominantemente, “Psicotécnico”, ninguém irá te repreender por usar este termo tão arraigado em nossa cultura.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixe nos comentários.
E lembrem-se: Façam Análise, Façam Terapia!
E se você procura Atendimento Psicológico Clique Aqui.
Texto escrito pelo psicólogo Caio Cesar Rodrigues de Araujo CRP: 06/139621
Um comentário
[…] SE QUISER SABER MAIS SOBRE OS TERMOS “EXAME PSICOTÉCNICO” E “AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA”, CONFIRA O TEXTO FEITO ESPECIALMENTE PARA ESTE ASSUNTO CLICANDO AQUI. […]